
O que fazer com roupas velhas?
Você sabia?
Por isso, quando surge aquela vontade de organizar o quarto e separar toda roupa que não é mais usada, vem o questionamento. “Mas para onde eu mando? Dou para alguém, deixo no lixo ou esqueço estocada no meu guarda roupa?”.
Primeiro, se você não vai mais usar alguma das peças e não conhece ninguém que esteja precisando para doar, separe para o descarte. Afinal, quando você apenas joga em cestas de lixo, provoca uma consequência, que traz um impacto totalmente negativo ao meio ambiente e para a sociedade.
Separar e destinar para locais adequados é uma atitude responsável e consciente, e é o que o mundo precisa para sobreviver. De pessoas que pensam no ecossistema e lutam por ele.
Só no Brasil, estima-se que são geradas 170 mil toneladas de resíduos têxteis por ano, sendo que 80% delas vão parar em aterros. A decomposição dos tecidos é um processo que pode levar meses ou até mesmo centenas de anos, prejudicando o solo e os lençóis freáticos com a sua contaminação, já que esse tipo de resíduo libera gases de efeito estufa, um dos maiores causadores do aquecimento global.
Qual o melhor destino?
Se você não encontra solução alguma para a sua peça de roupa, o ideal é destiná-la para a reciclagem, no qual sofrerá um processo em que o tecido será transformado em fios, que poderão ser usados como matéria-prima para a fabricação de novos produtos.
No entanto, no Brasil há poucas iniciativas que envolvem o descarte correto desses resíduos. O processo de reciclagem é muito trabalhoso e a maioria dos postos de resíduos não oferecem a opção de reciclagem dos tecidos.
Uma forma de descarte é entrar em contato com a fabricante do seu produto para saber se é possível devolvê-lo para, que seja feito um descarte correto para reuso ou reciclagem da peça.
Segundo a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), os consumidores são os principais responsáveis por descartar de forma consciente e sustentável os itens adquiridos, sejam roupas ou sapatos.
Agora que você sabe onde é possível descartar suas roupas velhas, comece a separá-las e trabalhe por um mundo melhor e mais consciente!
Fonte da matéria: pensamentoverde.com.br